Revista Brotéria

  

Agosto / Setembro de 2017 Volume 185

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1  Educar para a liberdade
António Júlio TRIGUEIROS SJ
2  Uma guerra pouco humana? Os chamados Sistemas Autónomos de Guerra
Afonso Seixas NUNES SJ
3  Referendo sobre a independência da Catalunha - Como se chegou ao 1-O?
Marta SARAIVA
4  Educação, Desenvolvimento e Futuro
Guilherme d'Oliveira Martins
5  Facilitismo no ensino da Matemática: manual de instruções para o século XXI
Jorge BUESCU
6  A relação do Estado Português com o Ensino Não Estatal – uma teoria desprovida de praxis (I)
João Maria TEIXEIRA e José Manuel Martins LOPES, SJ
7  Violência na escola: um problema de segurança ou de educação?
Ana Rita BESSA
8  A “ideologia do género” e o Ensino
Pedro Vaz PATTO
9  Uma política para os jovens na Política?
Paulo Cunha MATOS
10  Out of the box: educar na fé
Carlos CARNEIRO SJ
11  O Papa Francisco na Colômbia (6 a 10 Set 2017)
Jorge Enrique SALCEDO SJ
12  O Colégio de São Fiel – a casa mãe da revista Brotéria
Manuel MORUJÃO SJ
13  Karen – um romance de Ana Teresa Pereira,
Mário GARCIA SJ
14  D. António Francisco dos Santos (1948/2017): “Não compete à Igreja educar nem para o medo, nem para a proibição”
Vasco Pinto de MAGALHÃES SJ

Observações: Agosto / Setembro
Revista Brotéria

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Índice Agosto/Setembro 2018

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AGOSTO/SETEMBRO 2018 - Editorial: Tempo e espaço, unidade e conflito

Quando em 2013, o Papa Francisco postulava na exortação apostólica Evangelii Gaudium alguns princípios de discernimento aplicados à evangelização, estava certamente longe de saber como eles se aplicariam ao momento doloroso que a Igreja está a viver, com o recrudescer das revelações relativas aos abusos sexuais perpetrados ao longo de décadas por parte de membros do clero, em numerosas dioceses, agravadas por uma politica de silenciamento e encobrimento que se revela intolerável em qualquer instituição de b

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AGOSTO/SETEMBRO 2018: Há espaço para o discernimento na tradição?

Somos seres tradicionais. Todos recebemos do passado algo que nos foi entregue; até os artistas mais avant-garde. Do ponto de vista antropológico, a tradição cobre a totalidade de qualquer projeto civilizacional: como construir um aqueduto ou um avião, como cozer um pão ou quando colher o trigo. 

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